Odu quer dizer destino, signo, karma...
Olorun, o Deus Todo Poderoso, criou para este Planeta 16 odus principais, ou seja, 16 destinos possíveis. Cada um dos principais desdobra-se em 16, chamados de Omo-Odu, perfazendo um total de 256 odus. Cada um dos odus principais vai delinear uma situação, um objetivo, virtude e defeito. A Lógica desses 16 odus diz que cada um deles foi criado para dar corpo aos adjetivos bom, mau, feio, bonito, forte, fraco, triste, alegre e assim por diante, influenciando diretamente no comportamento de tudo aquilo que tem vida. Cada um deles carrega consigo um ponto de explicação determinado, assim definido:
Okanran – A Insubordinação
Eji-Okô – A Dúvida
Etá-Ogundá – A Obstinação
Irosun – A Calma
Oxé – O Brilho
Obará – A Riqueza
Odi – A Violência
Eji-Olíne – A Intranqüilidade
Ossá – A Alienação
Ofun – A Doença
Owanrin – A Pressa
Eji-Laxeborá – A Justiça
Eji-Ologbon – A Meditação
Iká-Ori - A Sabedoria
Ogbé-Ogundá – O Discernimento
Alafiá – A Paz
Os estudos sobre a Mitologia inca dizem que o 4 é o número de fixação, o número energético, o número magnético do planeta Terra. Este número multiplicado por ele mesmo, resulta 16, coincidentemente a mesma quantidade de odus principais, coincidência igual à questão da criação do mundo, segundo os nagôs. Para eles o mundo teria sido criado em 4 dias. Quatro também é a semana ioruba, ou seja, nagô, Olorun, então, teria criado quatro odus por dia, danto um total de 16, em quatro dias:
1º dia: Okanran, Eji-Okô, Etá-Ogundá e Irosun.
2º dia: Oxé, Obará, Odi, Eji-Okíle.
3º dia: Ossá, Ofun, Owanrin e Eji-Laxeborá.
4º dia: Eji-Ologbon, Iká-ori, Ogbé-Ogundá e Alafiá.
Desta iniciativa de Olorun, de criar 16 destinos possíveis, conclui-se que seu objetivo foi proporcionar personalidade a tudo a que ele mesmo deu vida, dar capacidade de comportamento a estes seres, uma vez que sabemos que tudo aquilo que tem vida, seja animal ou vegetal, tem a regência de um Odu, melhor, tem o seu destino delineado previamente.
Falamos de animais e vegetais mais confortavelmente. Deixemos por ora os minerais em compasso de espera, uma vez que os estudos sobre estes ainda não estão concluídos.
Olorun, através de suas divindades trabalhadores, de seus Arcanjos, fez o mundo. Criou a Terra, a Água, o Ar e o Fogo, os 4 elementos da Natureza (novamente confrontamo-nos como o número 4). E os elementos provenientes destes quatro elementais formaram as demais coisas vivas deste planeta.
Atribui-se a cada elemento principal quatro odus, ou seja, quatro destinos a eles ligados, que estariam assim distribuídos:
Terra – Irosun, Obará, Eji-Laxeborá e Iká-Ori.
Água – Eji-Okô, Oxé, Ossá e Eji-Ologbon
Ar – Eji-Oníle, Ofun, Ogbé-Ogundá e Alafiá.
Fogo – Okanran, Etá-Ogundá, Odi e Owanrin.
Voltamos à criação do mundo e dos odus na semana ioruba. No primeiro dia, foram criados os seguintes ogus: de Fogo (Okanran); Água (Eji-Okô); novamente o Fogo (Etá-Ogundá) e Terra (Irosun). No segundo dia Olorun criou mais quatro odus> Água (Oxé); Terra (Obará); Fogo (Odir) e Ar (Eji-Oníle). No terceiro dia foram criados os odus: Água (Ossá); Ar (Ofun); Fogo (Owanrin) e Terra (Eji-Laxeborá). No último dia, Olorun ratou da criação dos odus: Água (Eji-Ologbon); Terra (Iká-Ori); Ar (Ogbé-Ogundá) e novamente Ar (Alafiá).
A Lógica diz que cada um dos quatro odus criados por dia, corresponderia a cada um dos elementais, isto, de fato, aconteceu no segundo e terceiro dias como pode ser visto, mas houve mudanças, tanto no primeiro dia de criação, quando foram criados dois elementos Fogo, como no último dia, onde o elemento Ar aparece também duas vezes.
Por coincidência, isto veio a determinar os dois pólos de Panteão dos Orixás, onde aparecem: (a) Exu, como primeiro pólo, princípio ativo da vida, primeira chama do Universo, cujo elemento é o Fogo; e (b) Oxalá, que é o elemento último da corte dos orixás, princípio ativo da morte, o último suspiro de vida, cujo elemento é o Ar.
A Lógica da criação do mundo, segundo os sábios africanos tem, assim, bastante clareza, pois Olorun criou os odus, quatro por dia, em quatro dias, perfazendo 16 odus. Se levarmos com conta o provérbio “onde há fogo, há vida”, veremos que foi necessário a criação de dois odus ligados ao elemento Fogo, logo no primeiro dia, para que a vida tivesse força, melhor dizendo, para que o Fogo fosse o elemento de grande força de impulsão da vida. Olorun, então, deu equilíbrio de forças nos dois dias subseqüentes, criando odus ligados aos quatro elementais da natureza e, por fim, terminou no quarto dia criando os quatro odus, dois deles, entretanto, ligados ao elemento Ar, o que determinaria a força que se esvai. Explicando melhor: Ar, último suspiro de vida. Dois elementos Ar, no último dia. É o oposto da criação do primeiro dia. Se o Fogo confirma a vida, o Ar vai confirmar a morte, o fim da vida. Por este motivo é que Exu, o primeiro Orixá a ser criado, é o elemento Fogo, ligado à fecundação, ao princípio da vida, e que Oxalá, o último Orixá a ser citado, é o elemento Ar, ligado ao brando que é o luto, morte, o princípio do fim daquilo que vive.
O estudo de Odús no Brasil é restrito a alguns poucos Babalorixás e Yalorixás (Zeladores de Orixás), assim como a Oluwôs (chamados de videntes, ancião, manipuladores dos Búzios e Opelé-Ifá – que é outro tipo de oráculo). Mas com certeza, nascemos e vivemos sob a Numerologia dos Odús, sob sua influência...isso é certo!
Texto extraído do livro:
“OS ORIXÁS E O SEGREDO DA VIDA”
De Mario Cesar Barcellos
Pallas Editora - RJ
mukuiu meu irmão!espero q esteje bem e tenha tido boas festas! meu irmão venho or meio deste lhe pedir por favor se vc pode me mandar poe e mail a reza sekessedi,nossa e linda e muito forte,mais eu naum consigo entender direito e gostaria de faer essa reza sempre pela manhã, será q vc poderia me fazer a gentileza de mandar pra mim?desde já lhe agradeço,e q minha mãe oxum lhe abençõe sempre,bjs e mukuiu!!!!!!
ResponderExcluirmukuiu meu irmão!espero q esteje bem e tenha tido boas festas! meu irmão venho or meio deste lhe pedir por favor se vc pode me mandar poe e mail a reza sekessedi,nossa e linda e muito forte,mais eu naum consigo entender direito e gostaria de faer essa reza sempre pela manhã, será q vc poderia me fazer a gentileza de mandar pra mim?desde já lhe agradeço,e q minha mãe oxum lhe abençõe sempre,bjs e mukuiu!!!!!! eu doxum vr
ResponderExcluir